A Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (CPRUP), cuja presidência é atualmente exercida pela região francesa de Maiote, organiza, no próximo dia 15 de julho de 2020, uma reunião virtual dos seus Presidentes, antes do Conselho Europeu que decorrerá a 17 e 18 de julho, no qual os Chefes de Estado ou de Governo da UE deverão chegar a acordo sobre o plano de recuperação da UE e o orçamento da UE para o próximo período de programação.
O objetivo deste encontro é o de adotar a posição conjunta da CPRUP sobre a “Retoma e Resiliência das Regiões Ultraperiféricas após a COVID-19”. Tal como já dera conta em comunicação de 7 de abril de 2020 às instituições Europeias, a Conferência pretende alertar para a realidade das RUP, face à crise sanitária, económica e social resultante da pandemia da COVID-19. Para as RUP esta será igualmente ocasião de reiterar as suas reivindicações, expressas em fevereiro último, em relação ao próximo quadro financeiro plurianual, nomeadamente sobre a necessidade de colocar a Política de Coesão no centro do futuro orçamento da UE.
Estas matérias serão discutidas com a Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e com o Presidente da Comissão de Política Regional do Parlamento Europeu, Younous Omarjee.
Esta reunião constitui um momento significativo da Presidência de Maiote, no quadro da CPRUP, e coloca a questão da ultraperiferia no centro do da retoma europeia.