GOVERNO DEFENDE USO DE REGIÕES ULTRAPERIFÉRICAS COMO “LABORATÓRIOS IMUNOLÓGICOS”

17 maio 2021

 

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, defendeu hoje o uso das regiões ultraperiféricas da União Europeia como “laboratórios imunológicos”.

“Podíamos usar estas regiões como laboratórios imunológicos, ou seja, acelerar a vacinação nestes territórios para que ela seja a 100% e ver que resultados é que depois têm e como é que as populações se comportam”, apontou Ana Paula Zacarias em conferência de imprensa, após presidir à reunião de ministros dos Assuntos Europeus, que decorreu em Coimbra, no âmbito da Presidência portuguesa do Conselho da UE.

Segundo a Secretária de Estado, este foi um “apelo” feito pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, que esteve presente na reunião informal na qualidade de Presidente da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (RUP).

Abordando exemplos das RUP como “laboratórios para o futuro”, a Secretária de Estado realçou o projeto “muito interessante” dos nómadas digitais na Madeira.

Ali, criam-se “as condições para que uma população de cerca de 6.000 interessados que já se candidataram a estar naquele lugar possam trabalhar” a partir do centro para nómadas digitais, apontou, nomeando as respetivas “muito boas condições” – desde o acesso à internet ao contacto com a comunidade local.