Saint-Martin

Saint-Martin, um ambiente multicultural

Saint-Martin é uma ilha binacional com uma área total de 87 km² localizada na parte norte do arco das Antilhas e cercada pelo Oceano Atlântico e o Mar das Caraíbas. Nos termos do Tratado de Concordiaa ilha, desde 1648, é dividida, através de uma fronteira simbólica e aberta, entre a parte sob soberania francesa no Norte (56 km²) e parte sob soberania holandesa no Sul (31 km²). Além disso, pertencem à ilha dois ilhéus desabitados: Tintamarre, com uma superfície de 1,2 km2, localizado a 3 km a nordeste, e Pinel, uma ilha muito pequena de 0,0115 km2 localizada a 170 metros a leste. A principal cidade da fração francesa é Marigot, localizada na costa oeste.

Localização

 

Localizada a cerca de 7.000 km da Europa continental, Saint-Martin é uma das regiões francesas mais próximas do continente americano e, portanto, possui uma vantagem geoestratégica dentro da sua bacia. A ilha, também, pertence a uma área geográfica chamada “Ilhas de Sotavento”, que inclui Anguila, a ilha vizinha mais próxima, São Cristóvão e Neves, Antígua e Barbuda, Montserrat e as Ilhas Virgens.

Os últimos censos (2014) indicam que a população do lado francês é de cerca de 35.107 habitantes. A ilha é um verdadeiro melting pot, pois acolhe mais de 101 nacionalidades e tem um forte caráter multilíngue (essencialmente inglês, francês e espanhol).

Saint-Martin tem um clima tropical com temperaturas que oscilam entre os 27° e os 32° C. A estação árida estende-se, geralmente, de fevereiro a abril, e a estação chuvosa, que corresponde à temporada dos furacões, vai de junho a novembro. Em setembro de 2017, Saint-Martin foi duramente atingido pelo furacão Irma, o ciclone mais poderoso já alguma vez registado nas Caraíbas.

Em 2007, após o referendo a favor do artigo 74 da Constituição francesa, Saint-Martin (antiga comuna de Guadalupe) tornou-se um Território Ultramarino. Portanto, exerce todos os poderes da comuna, do departamento e da região, bem como aqueles que lhe são transferidos pelo Estado.

Além disso, Saint-Martin também se carateriza pela sua singularidade institucional a nível europeu, com dois diferentes estatutos: no lado norte, uma região ultraperiférica (RUP) e, na parte sul, um país e território ultramarino (PTOM).

Localização

Localizada a cerca de 7.000 km da Europa continental, Saint-Martin é uma das regiões francesas mais próximas do continente americano e, portanto, possui uma vantagem geoestratégica dentro da sua bacia

Indústrias em Saint-Martin

 

O setor do turismo é a coluna vertebral da economia local. Inclui uma variedade de serviços relacionados com a indústria hoteleira e a restauração, os setores de cruzeiro e iates e outros tipos de atividades turísticas. Por outro lado, as atividades agrícolas, pecuárias e pesqueiras representam uma parte menor do setor económico, as quais estão, contudo, em vias de reestruturação para maximizar o seu potencial. A estrutura empresarial é composta principalmente por PME.

Turismo

O setor do turismo é a coluna vertebral da economia local. Inclui uma variedade de serviços relacionados com a indústria hoteleira e a restauração, os setores de cruzeiro e iates e outros tipos de atividades turísticas

As vantagens naturais e geográficas de Saint-Martin constituem uma importante alavanca que favorece o desenvolvimento socioeconómico da ilha, permitindo também o surgimento de novos nichos de atividades.


Saint-Martin em fotos