Reunião

REUNIÃO

Descrição do Território

Localizada em pleno sudoeste do Oceano Índico, a Reunião é uma região europeia do hemisfério sul e a mais distante da Europa continental. A ilha dispõe de infraestruturas de qualidade, o que a coloca na vanguarda na zona do Oceano Índico em termos de equipamentos.

Dois aeroportos internacionais, bem como o grande porto marítimo permitem que a Reunião esteja permanentemente aberta ao resto do mundo. O território também está interligado por banda larga graças a uma rede de qualidade que incorpora várias tecnologias. A Reunião conta também com modernas infraestruturas sanitárias, equipadas com os equipamentos públicos mais eficientes da zona do Oceano Índico.

Demografia

A 1 de Janeiro de 2019, 861 200 pessoas viviam na Reunião. Desde 2013, a população tem vindo a crescer 0,5% por ano, a um ritmo mais rápido do que na França Continental (+0,4%). Este crescimento demográfico é impulsionado pelo equilíbrio natural, marcado por um superavit de nascimentos em relação aos óbitos. No entanto, é travado pela maior taxa de partidas em relação às chegadas. A taxa de fertilidade permanece elevada e é claramente mais elevada do que na França metropolitana. A população é jovem (número de jovens com menos de 20 anos é 2,5 vezes superior à população com mais de 65).

Nível de vida médio e pobreza

Em 2019, 37% da população da Reunião vivia abaixo do limiar de pobreza metropolitana. Uma taxa muito mais elevada do que na França metropolitana (15%). De facto, o défice de emprego continua a ser elevado na ilha. Os níveis de vida continuam a ser mais baixos na Reunião em toda a escala de rendimentos. Metade da população da Reunião tem um nível de vida inferior a 1.320 euros por mês, ou seja, menos 27% do que a média nacional.

Produto Interno Bruto

Com um produto interno bruto (PIB) de 19,2 mil milhões de euros em 2020, a Reunião é uma das regiões francesas que gera menos riqueza. Contudo, tem o PIB mais elevado dos departamentos ultramarinos franceses (DOM). O PIB per capita e por emprego são ainda muito inferiores, 7.000 euros e 10.000 euros respetivamente, aos das regiões metropolitanas, excluindo Ile-de-France. No entanto, o seu PIB per capita é superior ao dos territórios vizinhos no Oceano Índico, e muito próximo do da Guadalupe.

Nível de educação

Mais de um em cada três habitantes (36,5%) com 15 anos ou mais e que não frequentam a escola, possuem pelo menos um diploma do nível secundário na Reunião. Um em cada cinco habitantes tem uma formação superior, o que é muito inferior à média nacional (31%). Em contrapartida, 43% dos habitantes da Reunião têm poucas ou nenhumas qualificações, em comparação com 27% a nível nacional.

Mercado de trabalho

Em 2020, o emprego cresceu na Reunião (+ 1,3%), atingindo 302 900 postos de trabalho no final do ano. A Reunião é uma das poucas regiões a gerar empregos em 2020. O sector terciário é responsável por 84% dos empregos, o que é mais do que a nível nacional. Em particular, o sector terciário não comercial está claramente mais representado do que a nível nacional (41% em comparação com 31%). Em contrapartida, a Reunião é pouco orientada para a indústria com 7% dos postos de trabalho, contra 12% a nível nacional.

Taxa de desemprego

Segundo os dados da Organização Internacional do Trabalho na Ilha da Reunião, em 2021, 59 000 pessoas estarão em situação de desemprego, ou seja, 18% da população ativa. A taxa de desemprego deverá cair em 2021 (- 3 pontos face a 2019) devido ao dinamismo do emprego. Apesar de estar a um nível historicamente baixo, permanece muito acima da média francesa (7,9%), e uma das mais altas das regiões francesas. Entre as pessoas em idade ativa, apenas 46% estão empregadas, em comparação com 64% a nível nacional. Por outro lado, o número de inativos (excluindo estudantes e reformados) é quase duas vezes mais elevado (16% dos 15-64 anos, contra 9% a nível nacional).

Atividade económica

Em 2020, 46.400 empresas compõem os principais sectores de mercado não agrícola e não financeiro no arquipélago da Reunião. Estas empresas geram um valor agregado de 7,5 mil milhões de euros (0,7% do valor agregado das empresas francesas excluindo Mayotte), com um volume de negócios de 25,5 mil milhões de euros.

Quatro sectores contribuem fortemente para a criação deste valor acrescentado: a educação, a saúde e a ação social (sem incluir o sector público), os diversos serviços de apoio às empresas, o comércio a retalho e a construção.

Dois terços das empresas não têm empregados. As restantes 14.370 empresas empregavam 117.000 pessoas em 31 de Dezembro de 2020. São na sua maioria empresas de pequena dimensão: 11.870 empresas empregam entre 1 a 9 funcionários, 2.460 entre 10 a 249 funcionários, e 34 mais de 250 funcionários.

Perfil geográfico e climático

A Reunião, uma ilha subtropical vulcânica sujeita às adversidades climáticas e riscos naturais, carateriza-se por possuir terrenos montanhosos, microclimas, uma riqueza excecional e uma diversidade de ambientes e recursos naturais. A sua localização geográfica posiciona-a como um centro europeu ideal para a observação atmosférica e vigilância do ambiente assistida por satélite.

A sua biodiversidade única, que concentra milhares de espécies naturais e endémicas, torna-a um dos trinta e quatro “hot spots” mundiais da biodiversidade terrestre e marinha. As suas bacias, picos e muralhas são classificadas como Património Mundial da UNESCO desde 2010. O território é protegido tanto no Parque Natural des Hauts como na Reserva Marinh, fazendo com que 42% da superfície da ilha e 80 km de sua costa sejam espaços protegidos.

Finalmente, o relevo acidentado implica uma concentração da população principalmente na costa, o que cria um impacto direto nas condições de vida dos habitantes. Este desequilíbrio entre zonas altas e baixas gera disparidades significativas em termos de atratividade, emprego e acessibilidade, assim como acesso aos serviços em detrimento das áreas rurais.

 

O tecido produtivo

Agricultura/agroindústrias

▪ Agroalimentar: 1º setor industrial; 1º item de exportação em valor

▪ 7000 fazendas

▪ 22.000 empregos

▪ Produções de nicho com alto valor agregado (abacaxi victoria, lichia, café bourbon pointu, baunilha com rótulo IGP)

▪ Açúcar e cachaça representam 70% das exportações em valor; líder mundial em açúcares especiais; número 1 nos mercados europeus

 

Energias renováveis /edifícios tropicais

▪ 1/3 da produção de eletricidade é proveniente de fontes renováveis.

▪ Abandono de carvão e óleo combustível pesado para a produção de energia elétrica pela conversão total das 2 usinas de Albioma para biomassa sólida, além do atual uso de bagaço de cana-de-açúcar e da usina EDF PEI em biomassa líquida

▪ Em termos de fotovoltaica, o objetivo é de +250 a 310 MW até 2028, que se somam aos 190 MW existentes.

▪ Edifícios tropicais: know-how e expertise reconhecidos; CIRBAT/centro de pesquisa

 

Turismo

A Reunião apresenta uma certa maturidade turística, alicerçada em poderosos trunfos em termos de atractividade turística, nomeadamente:

▪ Diversidade paisagística (praias, circos, vulcão…) que oferece um amplo leque de actividades de lazer

▪ Um clima subtropical favorável durante todo o ano

▪ Um patrimônio cultural atraente ligado a um modo de vida crioulo

▪ Um nível de segurança e estabilidade idêntico a qualquer departamento francês

▪ Boas-vindas da população

 


 

 Reunião em fotos

  • Piton de la Fournaise