No âmbito da Presidência espanhola do Conselho da UE, o Grupo de Trabalho do Conselho sobre Acções Estruturais e Regiões Ultraperiféricas (SMOR) reuniu-se nos dias 5 e 6 de outubro em Santa Cruz de Tenerife (Ilhas Canárias).
Além disso, coincidindo com a presidência rotativa da Conferência dos Presidentes das RUP exercida pelas Canárias até novembro deste ano, a reunião contou com a presença da Ministra Regional das Finanças e das Relações com a UE das Ilhas Canárias.
Esta reunião permitiu dar a conhecer a realidade das RUP aos conselheiros das Representações Permanentes dos 27 Estados-Membros junto da UE, que são membros deste grupo de trabalho. O grupo é responsável, entre outros assuntos, pela negociação entre os Estados-Membros dos regulamentos e decisões que afectam os fundos estruturais e de coesão, bem como das questões que afectam diretamente as RUP.
Ademais, o grupo de trabalho visitou vários projectos financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Fundo Social Europeu +, a fim de conhecer em primeira mão a utilização destes fundos em regiões ultraperiféricas como as Ilhas Canárias e a sua capacidade de transformar a vida dos seus cidadãos, gerando oportunidades para enfrentar os muitos desafios que enfrentam diariamente.