31/01/2018
A sessão plenária do Comité das Regiões aprovou na quarta-feira o parecer ““Rumo à Plena Aplicação Estratégica Europeia Renovada para as Regiões Ultraperiféricas” sobre a nova estratégia da Comissão Europeia para estas regiões. A votação decorreu após a intervenção do Presidente do Governo das Canárias, Fernando Clavijo, actual presidente da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, que defendeu neste Plenário as futuras estratégias para as nove RUP da União Europeia. No seu discurso realçou com satisfação que este parecer obteve um amplo consenso, não tendo sido apresentadas alterações.
O atual líder das Regiões Ultraperiféricas falou das diferentes secções que articulam o parecer submetido ao plenário do Comité das Regiões, observando que, o primeiro deles, se mostra que as RUP estão na primeira linha dos desafios da Europa, “devendo fazer frente, especialmente, aos desafios sociais, do meio ambiente e das mudanças climáticas, assim como ao enorme desafio da gestão dos fluxos migratórios”.
Fernando Clavijo defendeu perante o Plenário do Comité das Regiões que “as RUP são uma enorme oportunidade para a Europa no seu conjunto, constituindo excelentes laboratórios para projetos inovadores e replicáveis”. E destacou, especificamente, “o enorme potencial que os setores da economia azul e verde têm nas RUP e o seu compromisso com o desenvolvimento da economia circular e a promoção da energia limpa”.