30/10/2017
A reunião anual da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, o principal órgão de cooperação entre as RUP, tanto a nível político como técnico, teve lugar na Guiana Francesa, numa ação concertada em defesa do estatuto das regiões ultraperiféricas perante autoridades nacionais e comunitárias.
Nesta reunião, Fernando Clavijo, Presidente do Governo das Canárias, recebeu, das mãos de Rodolphe Alexandre, presidente da Coletividade Territorial da Guiana, titular da presidência da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, numa cerimónia onde estavam presentes Jean Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia; Emmanuel Macron, chefe de Estado francês; e outros Presidentes das RUP, assim como representantes de Espanha, de Portugal e do Parlamento Europeu.
As linhas estratégicas que a Conferência dos Presidentes pretende promover durante a sua presidência são especificadas em três grandes eixos de ação. O primeiro será “avançar em áreas prioritárias de interesse comum”. Isto significa trabalhar para finalizar a nova estratégia europeia para as RUP a partir de 2021.
O segundo grande objetivo da Conferência dos Presidentes para esta presidência será “fortalecer a cooperação com as instituições e outros parceiros europeus”, insistindo, como afirmou o presidente, “no fortalecimento da parceria com a Comissão Europeia e muito particularmente com a unidade RUP da Direcção-Geral da Política Regional”.
O terceiro dos objetivos refere-se à necessidade de incentivar ações para “promover uma cooperação cada vez mais próxima e mais eficiente entre as Regiões Ultraperiféricas”.